Top Site

Top Site

O que é naturopatia ?


Naturopatia é um sistema multidisciplinar de manutenção da saúde que engloba diversos elementos, como alimentação saudável, água pura, exercícios e repouso.
Segundo os naturopatas, o ideal para alcançar e manter a saúde é utilizar o poder curativo da natureza.
Indicação: A naturopatia fortalece o sistema imunológico, defendendo o organismo de doenças em geral. Apresenta excelentes resultados em diversos distúrbios, como anemia, artrite, prisão de ventre, úlceras, sinusite, problemas circulatórios e muitos outros.
Método: Existem três princípios que regem a naturopatia: a força vital, os sintomas da doença e o tratamento holístico e natural.
Força vital: O organismo possui uma força vital curativa capaz de manter um estado de harmonia, chamado de homeostase. Este estado tende à saúde perfeita, que não é entendida como ausência de doenças, mas como o estado em que nos sentimos bem fisicamente e mentalmente.
A doença, entendida como fenômeno normal, pode ser fruto de diversos fatores que causam o desequilíbrio: hereditariedade, lesões, má alimentação, eliminação deficiente de excreções, poluentes, uso de drogas, etc.
O objetivo dos naturopatas é identificar a causa do desequilíbrio e ajudar o organismo a recuperar a melhor condição da sua força vital e o equilíbrio homeostático.
Os sintomas da doença: Os sintomas são apenas sinais de que a força vital está lutando contra alguma enfermidade.
O Tratamento: Deve ser holístico e natural. O objetivo é fortalecer a capacidade de cura inata do organismo e fazer com que o órgão atingido pela enfermidade entre em equilíbrio com o resto do corpo. A maior ênfase é colocada no estilo de vida, mas também no tratamento, os elementos utilizados devem ser naturais, como luz solar, alimentos integrais, relaxamento, ar puro, etc.
Dieta, jejum, hidroterapia, fitoterapia, terapia floral e psicoterapia também fazem parte dos meios empregados para tratamento.
Os naturopatas afirmam que a saúde baseia-se na estrutura do corpo, em sua bioquímica e nas emoções. Por estrutura do corpo entenda-se músculos, tendões, ossos, ligamentos, pele, etc. Por bioquímica, entenda-se os efeitos causados pelos alimentos e pelas bebidas que ingerimos. Por emoções entenda-se como todo tipo de emoção, umas benéficas, outras maléficas para o organismo, como ódio, rancores e etc. Estes perturbam a digestão, o controle hormonal e outras funções orgânicas.
Bons pensamentos e saúde !

Marcos Vinicius Vasconcelos

Postar um comentário

0 Comentários